Há várias profissões que, em nossa concepção clássica de trabalho, parecem estranhas e incomuns de reunir. É o caso do arquiteto Leo Laniado e do químico Osiel Alves Pereira que, ao trabalharem juntos, puderam produzir pinturas artesanais com resultados extraordinários. Isso nos leva a considerar o papel de integrar disciplinas para obter soluções mais produtivas e abrangentes. Será multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade ou interdisciplinaridade? O caso de Laniado e Alves demonstra mais uma vez o sucesso da fusão de competências no âmbito laboral e, sobretudo, criativo.
Leo Laniado, especializado em paisagismo e arquitetura, passou por um extenso processo em busca de revestimentos adequados para seus projetos. Ele imaginou paredes com texturas e cores que não encontraria nas possibilidades do mercado. Após esta investigação, em 1993 conheceu o químico Osiel Alves Pereira, que mais tarde se tornou sócio da Terracor, empresa especializada no desenvolvimento e fabrico de pinturas e acabamentos de parede.
Desde o início do laboratório, os alquimistas tiveram uma forma particular e eficiente de trabalhar. O arquiteto concebe as texturas e paletas de cores que o químico materializa graças ao seu estudo rigoroso de fórmulas e pigmentos. Embora tenham continuado a usar o mesmo processo de criação ao longo do tempo, aprenderam a usar técnicas cada vez mais refinadas, que visam gerar produtos de alta qualidade, inovadores e sustentáveis.
As tintas Terracor, caracterizadas por suas texturas e cores autênticas, são compostas por água, resina acrílica, cargas minerais, pigmentos de alta resistência, aditivos e biocidas. Não são tóxicos e não contêm metais pesados como chumbo e mercúrio. Seu desempenho e resistência são credenciados graças a testes rigorosos como permeabilidade ao vapor d'água e absorção.
Entre os acabamentos disponíveis se encontram os seguintes: Aço corten, Cimento queimado, Eco, Calcário, Original, Óxidos, Predial, Sabbiato, Seda, Roca, Stuccato, Terracal y Velvet. Aqui estão alguns projetos em que foram aplicados tanto em ambientes internos como externos.
Casa de Escocia / MPA Pedreira de Freitas Architects
Casa Clara / 1:1 Arquitetura Design
Casa Pinheiros / Felipe Hess Arquitetos
Apartamento VB / F.studio arquitetura + design
Apartamento Augusta EC / DT Estúdio
Casa Corten / MAAI Arquitetos Associados
Alphaville Ceará / DMDV arquitectos
Aplicação e manutenção
As tintas, com validade de 1 ano na embalagem, são aplicadas em duas ou três fases com espátula (plástico ou aço) ou com pincel, conforme o caso. Antes da aplicação, é necessário preparar a superfície de acordo com os requisitos para o uso correto de qualquer tipo de acabamento acrílico.
Embora tenham garantia de 3 ou 5 anos após a aplicação, dependendo do tipo de trabalho, as tintas acrílicas requerem manutenção simples, podendo ser limpas com água e detergente neutro sem perder sua qualidade estética, mas mantendo suas propriedades físicas e mecânicas. Com uma esponja e um pincel macio, a superfície deve ser esfregada com movimentos suaves, guiados pela textura. Conclui-se com enxágue com água e deixa-se secar em temperatura ambiente.
Porém, se a sujeira persistir com a limpeza regular, é necessário repintar ou reaplicar a textura. Da mesma forma, a Terracor oferece o produto Repint que consegue a recuperação da aparência, permitindo inclusive a mudança de cor. Esta opção é mais conveniente do que reaplicar o acabamento original, pois envolve custos mais baixos.
Confira um catálogo virtual com todas as cores aqui.